Alta do dólar é explicada por professor da FSG no Jornal O Pioneiro

06/05/2020

A alta de moedas estrangeiras tem explicação. Ou melhor, várias explicações. As razões podem ser crises sanitárias como as que estamos vivendo e até do âmbito político.

Na livre economia de mercado, o câmbio flutuante é “o sistema cambial em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo”. Assim, as moedas estrangeiras flutuam conforme a oferta e a demanda de mercado.

Para explicar por que o dólar está subindo constantemente, o jornal O Pioneiro entrevistou o Prof. Me. Gustavo Bertotti, do curso de Ciências Contábeis da FSG, para explicar fatores diversos que podem impactar na economia.

Na reportagem, Bertotti esclarece que há uma tendência de valorização do dólar no país para os próximos meses, ultrapassando os R$ 6, causada pela instabilidade em que o Brasil vive, como, dentre outros fatores, o Covid-19.

Para o professor, essa alta trará consequências negativas, com impactos na indústria e no consumidor final. Assim, Bertotti analisa que as importações podem ser afetadas. Na matéria, o professor observa o contexto de Caxias do Sul nesse sentido, pois a cidade é polo metalomecânico muito dependente da importação de insumos e componentes estrangeiros.

“Então, as empresas estão absorvendo o aumento dos custos relacionados às matérias-primas e contratos de financiamento em dólar”, aponta.

Está curioso para ler as análises do docente? A reportagem pode ser lida na íntegra aqui!