• Integra um dos mais respeitados grupos educacionais

  • Incentivo ao pensamento inovador

  • Centro Integrado de Saúde com 11 tipos de atendimento

  • Estrutura de atendimento voltado à saúde da comunidade

  • Utiliza algumas das melhores plataformas de ensino on-line

Missão

Desenvolver pessoas autônomas e éticas para serem agentes de seus projetos de vida e da transformação social por meio de educação, cultura e conhecimento.

Visão

Ser reconhecida como a melhor opção em Educação Superior, oferecendo serviços de qualidade, com resultados sustentáveis, satisfazendo alunos, colaboradores e acionistas.

Valores

• Aluno, como nosso maior patrimônio.

• Qualidade, como busca permanente.

• Ética, como postura.

• Cidadania, como compromisso social.

• Agilidade, como dinâmica de ação.

• Trabalho em equipe, como prática constante.

• Sustentabilidade, como forma de crescimento.

• Liberdade, como expressão.

• Inclusão, como respeito à diversidade.

• Vida, como bem maior.

Nossa História


Cada nova conquista pavimenta um caminho de trabalho, dedicação e muito profissionalismo. Conheça um pouco da trajetória de uma instituição que defende o compartilhamento do conhecimento acadêmico com a comunidade

  • De 1980 a 1997

    Um curso pré-vestibular foi o início de tudo em 1980. Criada a Associação Educacional Santa Rita para coordenar equipes, alunos e proposta educacional inovadora, na linha temporal os empreendimentos educacionais se sucedem: Supletivo (em 1987), Pré-escola (1989), Colégio Mutirão de Caxias do Sul (1992) e Escola de 1º Grau (1993).


    Em 1997, entram para o grupo a Escola da Natureza, o Núcleo de Atendimento às Empresas e o Colégio Dante Alighieri. O Colégio Mutirão de Bento Gonçalves vem em seguida (1998), depois o Colégio Mutirão de São Marcos e o Instituto de Estudos Superiores (em 1999).

    Em 1980

  • De 1999 a 2002

    1999
    No ano da virada do milênio, nasce a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), instalada inicialmente na Avenida Rubens Bento Alves, n. 8.308, Bairro Sanvitto, credenciada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) a oferecer os cursos de Graduação em Administração em Marketing, Recursos Humanos, Análise de Sistemas e Comércio Internacional.


    2001
    O novo curso de Educação Física, nas habilitações Licenciatura e Bacharelado (Educação Física e Saúde), confirma a FSG como uma Instituição de Ensino Superior alinhada às demandas do mercado e às inovações educacionais.

    A Mantenedora passa a se chamar Sociedade Educacional Santa Rita S.A.


    2002
    A Pós-graduação Lato Sensu já é uma realidade nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Saúde, com propostas diferenciadas de educação continuada voltadas à construção de competências imprescindíveis ao profissional do século XXI.

    De 1999 a 2002

  • De 2003 a 2006


    2003
    Direito é autorizado a funcionar.


    2004
    Fisioterapia é o mais novo curso autorizado.


    2005
    O número 2.366 da rua Os Dezoito do Forte no São Pelegrino, bairro tradicional e histórico de Caxias do Sul, abriga os prédios A, B, C e G. O antigo prédio da Vinícola Riograndense foi reformado e adaptado para receber novos cursos. Mais cursos são autorizados: Ciência Política, Ciências Contábeis, Design, Psicologia e Relações Internacionais.


    2006
    O curso de Design vem reforçar o time da graduação.

    De 2003 a 2006

  • 2008 e 2009

    2008
    Adquirimos a Faculdade Montserrat, que, transformada na Faculdade América Latina (FAL), logo passa a fazer parte da FSG.


    2009
    Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Produção são os mais novos cursos autorizados.

    2008/09

  • De 2010 a 2012

    2010
    É o ano em que inauguramos a unidade de Bento Gonçalves. Terapia Ocupacional é mais um curso a integrar a graduação. Ano em que ganhamos o Prêmio Top de Marketing ADVB-RS na Categoria Ensino.


    2011
    Chegam com força total os cursos de Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda.


    2012
    Relações Públicas é o mais novo curso autorizado.

    De 2010 a 2012

  • 2013

    Recredenciada, a FSG é cada vez mais importante em seu papel estratégico no crescimento regional.


    Amplia parcerias com prefeituras e instituições de educação pública brasileiras e estrangeiras e define a integração acadêmica, social e cultural, com projetos sociais e filantrópicos.


    A Educação a Distância passa a ser um dos focos de investimento. Novos cursos são integrados: Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica, e o Curso de Nutrição apresenta seu Laboratório de Técnica Dietética, um espaço novinho em folha para as aulas práticas.


    Recebe a Comenda 100 Anos de Amizade – Pio Sodalício Damas de Caridade/Hospital Pompéia e o Troféu Destaque Caxias 2013 – Categoria Educação.

    2013

  • 2016

    Em 18 de agosto de 2016, o marco histórico: passamos a ser o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), afinal temos nesse ano 18 cursos de graduação e 24 de pós-graduação (lato sensu), nas áreas da Saúde, Sociais Aplicadas e Educação.


    No mesmo ano, nosso EAD foi devidamente credenciado.


    A Faculdade da Serra Gaúcha de Bento Gonçalves é recredenciada.


    A comunidade já pode contar com serviços de análises clínicas do Laboratório Escola de Biomedicina.


    Novos cursos são autorizados pelo MEC: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Comércio Internacional, Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico, Engenharia Biomédica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fotografia, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Jogos Digitais, Medicina Veterinária, Processos Gerenciais e Produção Audiovisual.

    2016

  • 2017

    FSG Bento Gonçalves é reinaugurado.

    O prédio da instituição tem cinco andares e muitas melhorias para comportar os cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.


    No campo das premiações, recebemos o Selo Empresa Inclusiva, da Câmara Municipal de Caxias do Sul – 2016-2017 e o trabalho bem desenvolvido leva à confirmação do Selo de Instituição Socialmente Responsável ABMES 2016/2017.

    2017

  • 2018

    A partir de agora, passamos a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional.

    Nossa já bem-sucedida história educacional une-se à de um dos maiores e mais importantes grupos de educação do país, formado por instituições que detêm os melhores indicadores acadêmicos oficiais.


    Não é à toa que nas avaliações do MEC recebemos notas máximas em várias categorias, como nos quesitos laboratórios, salas de aula, gestão institucional e espaço de atendimento aos alunos.


    Novos cursos são autorizados e Ciência da Computação, Ciência Econômica, Comércio Exterior, Engenharia Agronômica, Engenharia Mecatrônica e Pedagogia passam a fazer parte do rol de presenciais.


    2018

  • 2018

    São inaugurados o Teatro Central, o Complexo de Medicina Veterinária e o Complexo Poliesportivo.


    Acontecem duas edições do Desafio FSG, para apresentação de pesquisas dos alunos a partir das atividades práticas. VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG e IV Salão de Extensão, para integrar a comunidade acadêmica e partilhar o conhecimento.


    O Intercâmbio envia cinco estudantes para o exterior, com bolsas de estudo no Chile e em Portugal. Recebemos novamente o Selo de Instituição Socialmente Responsável ABMES 2018/2019/2020.

    Ainda em 2018

  • 2019

    Completamos em 16 de dezembro 20 anos de atuação acadêmica, com muita energia e determinação no propósito de continuarmos reconhecidos por nosso protagonismo inovador nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, em Caxias do Sul e região da Serra Gaúcha.


    Inauguramos o Centro de Gastronomia, projeto sofisticado e moderno, para as aulas práticas do curso.

    2019

  • Hoje

    Estamos nos acostumando a comemorar conceitos 4 e 5 nas edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a obter notas máximas em vistorias e estrelas em rankings de avaliação.

    Deve ser porque buscamos continuamente qualificação de professores e colaboradores; olhamos com atenção propostas educacionais instigadoras; e fazemos investimentos consistentes em infraestrutura e programas de aceleração profissional dos estudantes.


    No ponto em que estamos hoje, podemos dizer que os cerca de 53 mil metros quadrados de área construída nos dois campi, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, atendem bem às 100 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais e a distância, os da área de pesquisa e os mais de 50 programas e projetos de envolvimento com a comunidade. Mas nosso coração quer muito mais, e trabalha para isso.


    Por enquanto estamos animados com os próximos projetos: a Farmácia Escola estará totalmente voltada à formação prática dos estudantes e a abertura do Centro Clínico Veterinário nos permitirá oferecer alguns serviços à comunidade.

    Hoje

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


Selo de Instituição Socialmente Responsável ABMES

Selo de Instituição Socialmente Responsável ABMES

Selo Empresa Inclusiva 2016

Selo Empresa Inclusiva 2016

Cursos entre os melhores da cidade e região

Cursos entre os melhores da cidade e região

Instituição credenciada pelo MEC

Instituição credenciada pelo MEC

Prêmio IEL - Melhores Práticas do Estágio 2014

Prêmio IEL - Melhores Práticas do Estágio 2014

Troféu Destaque Caxias 2013 – Categoria Educação

Troféu Destaque Caxias 2013 – Categoria Educação

Comenda 100 Anos de Amizade – 2013

Comenda 100 Anos de Amizade – 2013

Prêmio Empresa Amiga da Cultura

Prêmio Empresa Amiga da Cultura

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • Prof. Me. Denis Chidem
    Reitor | Diretor da FSG Bento Gonçalves

    Prof. Me. Denis Chidem

    Reitor | Diretor da FSG Bento Gonçalves

    Formado em Administração, com pós-graduação em Finanças e Mestrado na área de logística, com 12 anos de experiência em gestão no Ensino Superior.
    Assume o Departamento de Pós-graduação da FSG em 2008 e em 2010 passa a coordenador do curso de Administração. Diretor da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha (FTSG). Em 2015 gerencia as Operações Acadêmicas das unidades do grupo FSG e em julho do mesmo ano assume a Pró-reitoria Acadêmica da Instituição.
    É reitor da FSG desde 2018, quando da integração ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

    Acessar Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Karen Menger da Silva Guerreiro
    Pró-Reitora Acadêmica

    Profa. Dra. Karen Menger da Silva Guerreiro

    Pró-Reitora Acadêmica

    Docente na FSG desde 2013, ministrando aula nos cursos de Administração e Engenharia de Produção.
    Em 2015 assume a Coordenação de Pesquisa e Extensão e, em 2017, a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.
    Desde 2018, quando da integração da FSG ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, é responsável pela Pró-reitoria Acadêmica.

    Acessar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr
    Pró-reitor de Educação a Distância

    Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr

    Pró-reitor de Educação a Distância

    Professor pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Graduado e mestre em Física e doutor em Física Teórica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Nos últimos anos atuou, além das atividades de pesquisa no programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, como coordenador de curso, assessor de reitoria, diretor na área de tecnologia e computação. Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias aplicadas à educação, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, ensino de ciências e matemática e ensino de computação.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Quando ainda éramos uma pequena faculdade na Serra Gaúcha, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores, nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os mais de 60 cursos de graduação, as especializações, as extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudos, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da instiuição na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Instituição de Ensino Superior se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios e empresas juniores que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Instituição, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
texto-imagem-principal

Programa de Atendimento ao Estudante (PAE)

Quando uma pessoa com deficiência, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, chega até nós como pleiteante ao processo seletivo e depois como aluno, sua história já é sensacional.

Para potencializar ainda mais sua capacidade de superação, seu empenho, assumimos o compromisso com a acessibilidade em suas múltiplas dimensões, o que nos coloca na linha de frente pela promoção da dignidade humana e melhoria da qualidade de vida.

O Programa de Atendimento ao Estudante (PAE) tem esse papel transversal e integrador, responsável por orientar, assessorar e acompanhar projetos, serviços e atividades relacionados à assistência ao estudante, em especial ações que articulem políticas de inclusão.

 

Saiba Mais
texto-imagem-principal

Internacionalização

A FSG sem fronteiras!


Viajar a um país como turista tem sua importância no rol de experiências de vida de uma pessoa. No entanto, poder desfrutar dessa oportunidade enquanto se é estudante, absorver informações especialmente planejadas e criadas num contexto educacional é muito mais relevante a uma formação acadêmica.

Aperfeiçoar os conhecimentos em uma língua estrangeira no país de origem está além da prática da conversação e da compreensão escrita do idioma, pois é um aprendizado in loco da história, da cultura e dos costumes locais e nacionais do povo anfitrião. Acrescentando que a experiência internacional é um diferencial e tanto no currículo do estudante de graduação.

Saiba mais!
texto-imagem-principal

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na FSG


  • Comitê de Ética em Pesquisa

    Comitê de Ética em Pesquisa

    O Comitê de Ética em Pesquisa regulamenta, analisa e aprova a realização de pesquisas que envolvam seres humanos.

    Saiba mais

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

Saiba mais
texto-imagem-principal

A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando a FSG passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2018, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 900 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
texto-imagem-principal