• %logo-alt%

    Faz parte de um dos mais respeitados grupos educacionais

  • %logo-alt%

    Um dos três melhores centros universitários do RS, segundo o MEC

  • %logo-alt%

    Centro Integrado de Saúde com 11 tipos de atendimento

  • %logo-alt%

    Estrutura de atendimento voltado à saúde da comunidade

  • %logo-alt%

    Utiliza algumas das melhores plataformas de ensino on-line

Missão

Desenvolver pessoas autônomas e éticas para serem agentes de seus projetos de vida e da transformação social por meio de educação, cultura e conhecimento.

Visão

Ser reconhecida como a melhor opção em Educação Superior, oferecendo serviços de qualidade, com resultados sustentáveis, satisfazendo alunos, colaboradores e acionistas.

Valores

• Aluno, como nosso maior patrimônio.

• Qualidade, como busca permanente.

• Ética, como postura.

• Cidadania, como compromisso social.

• Agilidade, como dinâmica de ação.

• Trabalho em equipe, como prática constante.

• Sustentabilidade, como forma de crescimento.

• Liberdade, como expressão.

• Inclusão, como respeito à diversidade.

• Vida, como bem maior.

Nossa História


Cada nova conquista pavimenta um caminho de trabalho, dedicação e muito profissionalismo. Conheça um pouco da trajetória de uma instituição que defende o compartilhamento do conhecimento acadêmico com a comunidade

  • De 1980 a 1997

    Um curso pré-vestibular foi o início de tudo em 1980. Criada a Associação Educacional Santa Rita para coordenar equipes, alunos e proposta educacional inovadora, na linha temporal os empreendimentos educacionais se sucedem: Supletivo (em 1987), Pré-escola (1989), Colégio Mutirão de Caxias do Sul (1992) e Escola de 1º Grau (1993).


    Em 1997, entram para o grupo a Escola da Natureza, o Núcleo de Atendimento às Empresas e o Colégio Dante Alighieri. O Colégio Mutirão de Bento Gonçalves vem em seguida (1998), depois o Colégio Mutirão de São Marcos e o Instituto de Estudos Superiores (em 1999).

    %imagem-alt%

    Em 1980

  • De 1999 a 2002

    1999
    No ano da virada do milênio, nasce a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), instalada inicialmente na Avenida Rubens Bento Alves, n. 8.308, Bairro Sanvitto, credenciada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) a oferecer os cursos de Graduação em Administração em Marketing, Recursos Humanos, Análise de Sistemas e Comércio Internacional.


    2001
    O novo curso de Educação Física, nas habilitações Licenciatura e Bacharelado (Educação Física e Saúde), confirma a FSG como uma Instituição de Ensino Superior alinhada às demandas do mercado e às inovações educacionais.

    A Mantenedora passa a se chamar Sociedade Educacional Santa Rita S.A.


    2002
    A Pós-graduação Lato Sensu já é uma realidade nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Saúde, com propostas diferenciadas de educação continuada voltadas à construção de competências imprescindíveis ao profissional do século XXI.

    %imagem-alt%

    De 1999 a 2002

  • De 2003 a 2006


    2003
    Direito é autorizado a funcionar.


    2004
    Fisioterapia é o mais novo curso autorizado.


    2005
    O número 2.366 da rua Os Dezoito do Forte no São Pelegrino, bairro tradicional e histórico de Caxias do Sul, abriga os prédios A, B, C e G. O antigo prédio da Vinícola Riograndense foi reformado e adaptado para receber novos cursos. Mais cursos são autorizados: Ciência Política, Ciências Contábeis, Design, Psicologia e Relações Internacionais.


    2006
    O curso de Design vem reforçar o time da graduação.

    %imagem-alt%

    De 2003 a 2006

  • 2008 e 2009

    2008
    Adquirimos a Faculdade Montserrat, que, transformada na Faculdade América Latina (FAL), logo passa a fazer parte da FSG.


    2009
    Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Produção são os mais novos cursos autorizados.

    %imagem-alt%

    2008/09

  • De 2010 a 2012

    2010
    É o ano em que inauguramos a unidade de Bento Gonçalves. Terapia Ocupacional é mais um curso a integrar a graduação. Ano em que ganhamos o Prêmio Top de Marketing ADVB-RS na Categoria Ensino.


    2011
    Chegam com força total os cursos de Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda.


    2012
    Relações Públicas é o mais novo curso autorizado.

    %imagem-alt%

    De 2010 a 2012

  • 2013

    Recredenciada, a FSG é cada vez mais importante em seu papel estratégico no crescimento regional.


    Amplia parcerias com prefeituras e instituições de educação pública brasileiras e estrangeiras e define a integração acadêmica, social e cultural, com projetos sociais e filantrópicos.


    A Educação a Distância passa a ser um dos focos de investimento. Novos cursos são integrados: Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica, e o Curso de Nutrição apresenta seu Laboratório de Técnica Dietética, um espaço novinho em folha para as aulas práticas.


    Recebe a Comenda 100 Anos de Amizade – Pio Sodalício Damas de Caridade/Hospital Pompéia e o Troféu Destaque Caxias 2013 – Categoria Educação.

    %imagem-alt%

    2013

  • 2016

    Em 18 de agosto de 2016, o marco histórico: passamos a ser o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), afinal temos nesse ano 18 cursos de graduação e 24 de pós-graduação (lato sensu), nas áreas da Saúde, Sociais Aplicadas e Educação.


    No mesmo ano, nosso EAD foi devidamente credenciado.


    A Faculdade da Serra Gaúcha de Bento Gonçalves é recredenciada.


    A comunidade já pode contar com serviços de análises clínicas do Laboratório Escola de Biomedicina.


    Novos cursos são autorizados pelo MEC: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Comércio Internacional, Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico, Engenharia Biomédica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fotografia, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Jogos Digitais, Medicina Veterinária, Processos Gerenciais e Produção Audiovisual.

    %imagem-alt%

    2016

  • 2017

    FSG Bento Gonçalves é reinaugurado.

    O prédio da instituição tem cinco andares e muitas melhorias para comportar os cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.


    No campo das premiações, recebemos o Selo Empresa Inclusiva, da Câmara Municipal de Caxias do Sul – 2016-2017 e o trabalho bem desenvolvido leva à confirmação do Selo de Instituição Socialmente Responsável ABMES 2016/2017.

    %imagem-alt%

    2017

  • 2018

    A partir de agora, passamos a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional.

    Nossa já bem-sucedida história educacional une-se à de um dos maiores e mais importantes grupos de educação do país, formado por instituições que detêm os melhores indicadores acadêmicos oficiais.


    Não é à toa que nas avaliações do MEC recebemos notas máximas em várias categorias, como nos quesitos laboratórios, salas de aula, gestão institucional e espaço de atendimento aos alunos.


    Novos cursos são autorizados e Ciência da Computação, Ciência Econômica, Comércio Exterior, Engenharia Agronômica, Engenharia Mecatrônica e Pedagogia passam a fazer parte do rol de presenciais.


    %imagem-alt%

    2018

  • 2018

    São inaugurados o Teatro Central, o Complexo de Medicina Veterinária e o Complexo Poliesportivo.


    Acontecem duas edições do Desafio FSG, para apresentação de pesquisas dos alunos a partir das atividades práticas. VI Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG e IV Salão de Extensão, para integrar a comunidade acadêmica e partilhar o conhecimento.


    O Intercâmbio envia cinco estudantes para o exterior, com bolsas de estudo no Chile e em Portugal.

    %imagem-alt%

    Ainda em 2018

  • 2019

    Completamos 20 anos de atuação acadêmica, com muita energia e determinação no propósito de continuarmos reconhecidos por nosso protagonismo inovador nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, em Caxias do Sul e região da Serra Gaúcha. Inauguramos o Centro de Gastronomia, projeto sofisticado e moderno, para as aulas práticas do curso.

    %imagem-alt%

    2019

  • 2020

    Diante dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, a Instituição viu a necessidade de cuidar ainda mais de seus alunos, docentes, colaboradores e comunidade externa. Esse cuidado veio através de diversas ações afirmativas para a saúde coletiva, por meio de palestras, seminários, ações de voluntariado e novas tecnologias de ensino.

    %imagem-alt%

    2021

  • 2021

    Um período marcado por investimentos em novas ferramentas, plataformas e soluções para aulas, estágio e atendimento, como Atendente Virtual Estela, Diploma Digital, Zoom, Novo BlackBoard e Trilhas Customizáveis.

    %imagem-alt%

    2021

  • Hoje

    Estamos nos acostumando a obter notas máximas em vistorias e estrelas em rankings de avaliação.


    São de 53 mil metros quadrados de área construída nos dois campi, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, Mas nosso coração quer muito mais, e trabalha para isso.


    Seguimos investindo em infraestrutura, com o Centro Clínico Veterinário, o Centro de Gastronomia e a sede do Ponto de Cultura Núcleo Audiovisual.


    No Relatório de Avaliação de Recredenciamento Institucional do MEC, publicado em 2023, alcançamos conceito máximo, o que atesta a excelência do nosso projeto educacional!

    %imagem-alt%

    Hoje

Conheça o E-MEC

Já conhece o sistema que acompanha os processos de regulação da educação superior? No E-MEC você encontra uma base de dados oficiais onde é possível ver informações, por exemplo, sobre a qualidade dos nossos cursos, da Instituição e até a validade de diplomas no território nacional. Acesse agora!

Quero consultar (Caxias do Sul)

Quero consultar (Bento Gonçalves)

%imagem-principal-alt%

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


%imagem-alt%

Selo de Instituição Socialmente Responsável ABMES

%imagem-alt%

Selo Empresa Inclusiva 2016

%imagem-alt%

Cursos entre os melhores da cidade e região

%imagem-alt%

Instituição credenciada pelo MEC

%imagem-alt%

Prêmio IEL - Melhores Práticas do Estágio 2014

%imagem-alt%

Troféu Destaque Caxias 2013 – Categoria Educação

%imagem-alt%

Comenda 100 Anos de Amizade – 2013

%imagem-alt%

Prêmio Empresa Amiga da Cultura

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • %resumoprofissional-alt%

    Prof. Dr. Denis Chidem
    Reitor | Diretor da FSG Bento Gonçalves

    Prof. Dr. Denis Chidem

    Reitor | Diretor da FSG Bento Gonçalves

    Formado em Administração, com pós-graduação em Finanças, Mestrado na área de logística e Doutorado em Administração com 15 anos de experiência em gestão no Ensino Superior.
    Atualmente é Reitor na FSG Centro Universitário e no Centro Universitário Cesuca, acumulando a função de Diretor da FSG Bento Gonçalves.
    Em 2015 gerencia as Operações Acadêmicas das unidades do grupo FSG e em julho do mesmo ano assume a Pró-reitoria Acadêmica da Instituição, foi Diretor da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha (FTSG) e atuou como Coordenador do Curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e Coordenador dos MBAs de Logística e Gestão Empresarial da FSG. Professor nas Áreas de Logística e Transportes (Graduação e Pós-Graduacão).

    Acessar Currículo Lattes
  • %resumoprofissional-alt%

    Profa. Dra. Karen Menger da Silva Guerreiro
    Pró-Reitora Acadêmica

    Profa. Dra. Karen Menger da Silva Guerreiro

    Pró-Reitora Acadêmica

    Docente na FSG desde 2013, ministrando aula nos cursos de Administração e Engenharia de Produção.
    Em 2015 assume a Coordenação de Pesquisa e Extensão e, em 2017, a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.
    Desde 2018, quando da integração da FSG ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, é responsável pela Pró-reitoria Acadêmica.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Quando ainda éramos uma pequena faculdade na Serra Gaúcha, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores, nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os mais de 60 cursos de graduação, as especializações, as extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudos, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da instiuição na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Instituição de Ensino Superior se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios e empresas juniores que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Instituição, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
%imagem-principal-alt%

Programa de Atendimento ao Estudante (PAE)

Quando uma pessoa com deficiência, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, chega até nós como pleiteante ao processo seletivo e depois como aluno, sua história já é sensacional.

Para potencializar ainda mais sua capacidade de superação, seu empenho, assumimos o compromisso com a acessibilidade em suas múltiplas dimensões, o que nos coloca na linha de frente pela promoção da dignidade humana e melhoria da qualidade de vida.

O Programa de Atendimento ao Estudante (PAE) tem esse papel transversal e integrador, responsável por orientar, assessorar e acompanhar projetos, serviços e atividades relacionados à assistência ao estudante, em especial ações que articulem políticas de inclusão.

 

Saiba Mais
%imagem-principal-alt%

Internacionalização

A FSG sem fronteiras!


Viajar a um país como turista tem sua importância no rol de experiências de vida de uma pessoa. No entanto, poder desfrutar dessa oportunidade enquanto se é estudante, absorver informações especialmente planejadas e criadas num contexto educacional é muito mais relevante a uma formação acadêmica.

Aperfeiçoar os conhecimentos em uma língua estrangeira no país de origem está além da prática da conversação e da compreensão escrita do idioma, pois é um aprendizado in loco da história, da cultura e dos costumes locais e nacionais do povo anfitrião. Acrescentando que a experiência internacional é um diferencial e tanto no currículo do estudante de graduação.

Saiba mais!
%imagem-principal-alt%

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na FSG


  • %imagem-alt%

    Comitê de Ética em Pesquisa

    O Comitê de Ética em Pesquisa regulamenta, analisa e aprova a realização de pesquisas que envolvam seres humanos.

    Saiba mais

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando a FSG passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2018, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 1000 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
%imagem-principal-alt%