Instituída pela Reitoria da FSG Centro Universitário, o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da FSG Centro Universitário foi credenciado em 14 de junho de 2017 e sob parecer nº 26/2017 do Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA) e denominado de CEUA-FSG. As ações do CEUA/FSG incluem análises de protocolo da FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha   e quaisquer outras instituições brasileiras.

O CEUA-FSG está homologado pela CONCEA sob o registro “SOCIEDADE EDUCACIONAL SANTA RITA S.A. – CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA – FSG” – CNPJ “91.109.660/0006-75 FILIAL.

O CEUA-FSG é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, cuja finalidade é analisar, emitir parecer e expedir certificados com base nos princípios éticos no uso de animais, elaborados pelo CONCEA, sobre a utilização de animais em atividades educacionais e em experimentos que envolvam espécies definidas na Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008, constituído em acordo com os termos do art. 5o, inc. II, da Lei nº; arts. 34 e 35 do Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009; e Resolução Normativa nº 21, de 20 de março de 2015.

O CEUA-FSG avalia projetos educacionais e de pesquisa que utilizem animais do Filo Chordata, subfilo Vertebrata. Esses projetos podem estar relacionados à ciência básica, aplicada, desenvolvimento tecnológico, produção e controle de qualidade de drogas, medicamentos, alimentos, imunológicos, biomateriais, instrumentos e quaisquer outros procedimentos testados em animais. Ainda, se considera projeto educacional todas as atividades de ensino relacionadas às ciências médica, biológica, agroveterinárias, para visualização de fenômenos fisiológicos e/ou comportamentais, aquisição de habilidades cirúrgicas e zootécnicas que utilizem animais vivos.

As reuniões a partir de 2023 ocorrerão na última quinta-feira útil do mês, às 16 horas, ou extraordinariamente de acordo com determinação do responsável.

Confira o Regimento Interno do CEUA clicando aqui.

Comitê de Ética na Utilização de Animais

Segunda a sexta-feira, 14h00 às 18h00