Estudante de Educação Física representa a FSG nas Paralimpíadas Universitárias de 2022

José Adolfo busca bicampeonato nas modalidades de arremesso de peso, disco e dardo

27/09/2022

A FSG estará presente nas Paralimpíadas Universitárias 2022, competição que ocorre de 10 e 17 de outubro em João Pessoa, na Paraíba.

O atleta José Adolfo Tolfo da Silva, aluno do último semestre do curso de Educação Física, busca o bicampeonato nas competições de arremesso de peso, disco e dardo. No ano passado, ele venceu essas modalidades também representando a nossa Instituição!

Zé, como é carinhosamente chamado por familiares, amigos e professores, deixou São Francisco de Assis, no interior do estado, para realizar em Caxias do Sul o sonho de ser valorizado e reconhecido como atleta.

O sonho foi tomando forma aos poucos, com muita dedicação e força de vontade. Em 2019, obteve excelente desempenho na prova do ENEM e conquistou uma bolsa de estudos integral via Prouni, além da Bolsa Atleta, o que lhe incentivou a cursar Educação Física na FSG e se dedicar integralmente aos esportes.

Trajetória de luta e esforço

Apaixonado por futebol, Zé passou a frequentar escolinha de Futsal ainda na infância. No primeiro ano do Ensino Médio, descobriu-se um admirador dos esportes, graças ao apoio que teve de seus professores, especialmente os de Educação Física, que não viram no nanismo um impedimento. Outro constante incentivo que recebeu e recebe nessa trajetória vem da mãe, dona Carmen Maria Tolfo da Silva.

Com o passar do tempo e depois de muito treino, visualizou sua primeira grande conquista ao ser convocado para a Seleção Brasileira de Futebol de Nanismo, pela qual disputou a Copa América no início deste ano, em Lima, no Peru. Ele também estará na Copa do Mundo dessa categoria no ano que vem, na Argentina.

Preconceitos sofridos ao longo dessa trajetória? “Muitos. Se eu fosse registrar todas as situações de preconceito que vivi, escreveria um livro. Mas eu aprendi a contornar essas situações, aprendi a ignorar. Se você se tornar uma vítima do preconceito, você não vai a lugar nenhum”, destaca o atleta, exemplo de pessoa vitoriosa, dentro ou fora das competições esportivas.