A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) é um órgão vinculado à Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Tem como objetivo dar suporte às atividades de pesquisa e extensão realizadas por docentes e discentes da FSG e ao desenvolvimento da formação de alunos de Graduação e Pós-Graduação como novos pesquisadores. A pesquisa é indissociável das atividades de ensino e de extensão e contribui para a elevação da qualidade dos processos educacionais, melhorando a qualificação docente, aprimorando a formação do corpo discente e gerando benefícios para a comunidade.

Alinhada à missão institucional de compartilhar a educação com competência, criatividade e emoção, a Coordenação de Pesquisa e Extensão tem como princípios e valores a Ética, a Inovação, a Excelência, a Transparência e a Cultura do Mérito, proporcionando desenvolvimento cidadão de docentes, discentes e da sociedade em geral.

As políticas de ação da Pesquisa e da Extensão são:

– Identificação das necessidades da comunidade interna, apoiando as atividades de ensino e aprendizagem na Graduação e Pós-Graduação;

– Identificação das necessidades da sociedade permitindo um diálogo de mão dupla, de modo que a academia e a sociedade se beneficiem das ações propostas;

– Prioridade das ações que promovam a inclusão, a sustentabilidade ambiental e a cultura regional.

 

 

Mais informações

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

De segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 | 13h30 às 17h

Coordenação do Curso

Profª Dra. Patricia Kelly Wilmsen Dalla Santa Spada e Profª Dra. Karen Menger Da Silva Guerreiro

Programa


A pesquisa da FSG postula a produção e o compartilhamento de conhecimentos, além de gerar produção científica, organizando-se de forma a permitir constantemente o aperfeiçoamento das atividades de ensino e extensão. Desta forma visa atender, com competência, às demandas regionais e os diferentes segmentos da instituição, de interdisciplinaridade, indissociabilidade do ensino-pesquisa e extensão e de parcerias com a sociedade em que está inserida.

A pesquisa envolve o esforço permanente de docentes e discentes, no sentido de superarem o conhecimento que possuem, reinterpretando-o e buscando novos ângulos de entendimento dos fenômenos estudados. Nesse sentido, o professor-pesquisador, em conjunto com os discentes, irá produzir conhecimentos visando identificar as diversidades da atuação profissional, transformando-as em ponto de partida de novas pesquisas. Isso fará com que a pesquisa assuma um aspecto pragmático, uma vez que se caracteriza pelo comprometimento com dados reais. Essa é a essência da pesquisa, pois o saber não consiste apenas na reprodução de conhecimentos já elaborados, mas num confronto com a realidade, sobre a qual a academia mantém uma reflexão constante.

Bolsa

Comitê Científico