Pesquisas da FSG sobre sucos de uva da Serra Gaúcha são apresentadas em congresso da França

As pesquisas apresentadas confirmaram a qualidade dos produtos da região.

27/11/2024

A Serra Gaúcha é o principal polo vitivinícola do Brasil, referência na produção de uvas, vinhos e derivados. Nesse contexto, de tradição e inovação, duas pesquisas sobre sucos de uva da Serra Gaúcha foram desenvolvidas pelas professoras Ma. Natália Cavagnolli e Dra. Patrícia Dalla Santa e pelas alunas Heloisa Azambuja e Stéfani Betiol, do curso de Biomedicina da FSG – Centro Universitário, ganhando grande relevância científica.

Entre os dias 14 e 18 de outubro, em Dijon – França, a professora Natália representou o grupo de pesquisa e a FSG no prestigiado Centenary of the OIV – 45th World Congress of Vine and Wine. Natália apresentou a pesquisa intitulada “PARAMETRI FISICO-CHIMICI DI SUCCHI ELABORATI CON DIVERSE VARIETÀ DI UVA, NELLE ANNATE 2019 E 2020 NELLA SERRA GAÚCHA – BRASILE”, que enfatizou dados e estatísticas comprovando a qualidade dos produtos da região aos congressistas e autoridades de diversos países, como os representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, presentes no evento.

Promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), entidade máxima do setor vitivinícola mundial, o congresso celebrou o centenário da organização e reuniu pesquisadores, profissionais e autoridades do setor da uva e vinho de várias partes do mundo. Além da apresentação oral, um pôster com a pesquisa sobre “Ocratoxina A em Sucos de Uva Elaborados na Serra Gaúcha” foi exposto, enriquecendo o evento com outra contribuição científica sobre a indústria vitivinícola brasileira, demonstrando que os produtos locais estão livres da micotoxina, sendo um produto seguro a ser consumido.

A professora Natália Cavagnolli compartilhou sua satisfação em participar de um evento tão significativo: “Foi uma grande oportunidade para mostrar o potencial dos produtos da nossa região e a dedicação do nosso setor vitivinícola em promover produtos de qualidade durante todo o processo produtivo, para congressistas de diferentes países, além de frisar a importância de realizarmos pesquisas no Brasil.” O evento proporcionou ricas trocas entre os participantes, com discussões sobre temas de inovação e sustentabilidade que envolvem o setor vitivinícola.

Poucas instituições de ensino do mundo tiveram suas pesquisas selecionadas para apresentação, o Reitor, Prof. Dr. Denis Chidem, expressou o orgulho pelos resultados e pela contribuição acadêmica da equipe: “Essa participação internacional reforça nosso compromisso com o desenvolvimento científico e a excelência de nossos estudantes e professores.”

A programação completa e vídeos das principais palestras estão disponíveis no site oficial do congresso: https://www.oiv2024.fr/en.

Galeria de fotos