Profissões: o que preciso saber antes de decidir o que fazer?

23/09/2019

O marco da transição do Ensino Médio para o Superior é justamente escolher o curso de graduação que vai ser também a carreira profissional, representando um grande desafio para os jovens. Agora, como fazer essa escolha aliando a felicidade e a satisfação pessoal? É isso que o programa Temática Painel, da Tua Rádio São Francisco, debateu com Coordenadores e o Reitor da FSG: a decisão por uma profissão a ser seguida!

Durante a entrevista, a II Feira de Profissões – FEPRO da FSG foi abordada como uma oportunidade para esclarecer dúvidas pelo Reitor Prof. Me. Denis Chidem, e pelos Professores Ma. Ana Cláudia Zampieri, de Psicologia, Dra. Cláudia Stefenon, de Gastronomia, e Dr. Rogério Elsemann, de Odontologia.

No dia 26 de setembro, a Instituição estará de braços abertos para receber mais de 50 escolas e 3 mil estudantes do Ensino Médio. Para eles, a FEPRO funcionará como uma ferramenta para a escolha de uma carreira profissional. “Nesse conceito de orientação de carreira, trabalhamos a fase que chamamos de ‘exploração’, que é se aprofundar na profissão que um jovem está imaginando que vai ser no futuro”, explicou Ana Zampieri.

Na entrevista, o Reitor Denis Chidem esclareceu que essa etapa na vida de um jovem é também uma preocupação da FSG. Por isso, o evento representa um momento no qual os estudantes poderão observar de perto o que cada área tem a ofertar durante os anos de sua formação. “O nosso papel como universidade é justamente instrumentalizar esse aluno e fazer com que ele faça uma reflexão profunda com relação a isso”, sinalizou. Para decidir sobre um curso, segundo o Reitor, é fundamental ver o modelo de ensino e a credibilidade da Instituição.

Os coordenadores comentaram sobre o mercado de trabalho em suas respectivas áreas e falaram sobre o empreendedorismo no futuro das profissões, presente até mesmo na Odontologia. Além disso, discutiram que a formação e os estudos como processos que podem continuar mesmo após a conclusão do curso superior. Rogério Elsemann lembrou que, hoje, são 23 especialidades em sua área. “A Odontologia obrigatoriamente evoluiu e muito. Hoje, vamos por esse caminho da parte da estética, da reposição dos dentes, das facetas, dos clareamentos, da harmonização, mas ainda temos a parte curadora”, acrescentou.

E a Gastronomia? A coordenadora Cláudia Stefenon abordou a glamourização da profissão, mas frisou que a formação envolve não só questões técnicas, mas também tem forte apelo sobre outras etapas da gastronomia, como gestão e marketing e até as próprias habilidades e competências sociais e emocionais. “Durante a FEPRO, será visto justamente o desempenho deles (alunos) na brigada de cozinha”, adiantou Cláudia.

Estes são só alguns temas do bate-papo, que também teve outras perguntas respondidas pelos docentes, dentre elas:
– Quais as diferenças entre orientação vocacional e profissional?;
– É possível escolher outra área posteriormente?;
– O que é alta gastronomia?;
– É possível empreender na Odontologia?;
– O ensino superior está auxiliando os jovens ingressantes nas competências comportamentais (soft skills), como a comunicação, necessárias no mundo do trabalho?;
– A desmistificação do glamour sobre as profissões e o tempo para formação;
– É preciso se especializar?

Para conhecer mais, inscreva-se na II FEPRO da FSG! Os cursos de Gastronomia, Odontologia e Psicologia estão com inscrições abertas no Vestibular 2020!

Ficou com vontade de ouvir o painel da Tua Rádio São Francisco? Ouça ele na íntegra aqui!