Alunos da FSG revelam dificuldades de consumidores online em estudo

01/10/2019

Uma das grandes marcas contemporânea é a possibilidade de fazer compras on-line na palma da mão, seja com celulares smartphones ou tablets. Uma pesquisa da FSG mostrou que existem mais de 675 mil lojas virtuais no Brasil e o país figura na 10ª posição de faturamento do e-commerce mundial. O Rio Grande do Sul está representado no cenário brasileiro com mais de 30 mil lojas.

Realizado por 29 alunos da Instituição e intitulado “Dificuldades encontradas pelos caxienses ao realizarem compras online”, os resultados do estudo são apresentados em uma matéria do site O Pioneiro, revelando o comportamento do consumidor de Caxias do Sul no comércio eletrônico.

A pesquisa dos alunos foi realizada na disciplina “Pesquisa de Mercado” da graduação tecnológica em Gestão Comercial da FSG, ministrada pelo Prof. Me. Rafael Zeni. Foram entrevistadas 246 pessoas de diferentes classes sociais, gêneros e faixas etárias, com uma margem de erro de 5% dos resultados informados.

A matéria revela algumas das dificuldades dos respondentes na hora das compras, como atrasos nas entregas, materiais com qualidade inferior ao apresentado e extravio de produtos.

A notícia revela, ainda, a frequência de compra pela internet pelos consumidores caxienses e os segmentos mais populares: “Moda/Acessórios” (18,07%), “Telefonia/Celulares” (12,30%) e “Livros/Assinaturas/Apostilas” (11,28%) foram os destaques. Outro dado interessante é que mais da metade dos participantes (50,8%) afirmaram pesquisar o produto em loja física antes da compra online. Entre as justificativas está a comparação de preços, correspondendo à maior parte das respostas (40,25%).

A matéria mostra também como esses serviços cresceram em Caxias do Sul, com informações da WR Ecossistemas Digitais por meio de um relatório de 2018 da Ebit (site de classificação de lojas virtuais). No ano passado, Caxias do Sul registrava 5,7% das vendas online no estado gaúcho. Isso ocorre devido à conveniência dos aplicativos e ao uso de dispositivos móveis, segundo o Coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, Cleber Figueiredo, que também participa da matéria.

Gostou de saber sobre o comportamento dos consumidores caxienses e outros dados do Rio Grande do Sul e do Brasil? As inscrições para o curso de tecnologia em Gestão Comercial estão abertas! Você também pode ler a matéria completa no site O Pioneiro.