UNICID une Biomedicina e Pedagogia em projeto pioneiro de promoção à saúde e alfabetização

13/06/2025

Com foco na prevenção de doenças intestinais e na promoção de hábitos saudáveis desde a infância, a UNICID deu início a um projeto institucional interdisciplinar que une os cursos de Biomedicina e Pedagogia, em parceria com uma escola pública da capital.

O projeto, intitulado “Exame Parasitológico e Educação em Saúde na Primeira Infância”, atendeu estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental com uma ação integrada de saúde e alfabetização.

A iniciativa inclui a realização gratuita de exames parasitológicos sob supervisão docente e, paralelamente, o desenvolvimento de atividades educativas sobre higiene pessoal, orientadas pelas alunas de Pedagogia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Já as atividades práticas em laboratório foram supervisionadas pela Profa. Aline da Silva.

Além de diagnosticar possíveis casos de parasitoses, o projeto visa a formação de hábitos saudáveis e o fortalecimento da consciência corporal e cidadã desde os primeiros anos escolares.

A realização de atendimentos comunitários pelos estudantes e professores é uma forma eficaz de unir teoria e prática, promovendo o aprendizado acadêmico ao mesmo tempo em que leva informação e cuidado à população.

Além disso, a universidade tem um papel fundamental na promoção da saúde pública, especialmente quando atua diretamente na comunidade por meio de ações educativas e de prevenção. O curso de Biomedicina, com sua base sólida em ciências biológicas e da saúde, é essencial nesse processo, pois capacita futuros profissionais para atuarem de forma técnica e ética no diagnóstico e na prevenção de doenças.

A presença na comunidade reforça laços sociais, fortalece a confiança nos serviços de saúde e amplia o acesso à informação. Ao promover campanhas educativas, coletas de exames e orientações, os futuros biomédicos desenvolvem um olhar mais humano e crítico sobre as necessidades da população, tornando-se agentes transformadores da realidade social e da saúde pública.

“A atuação da universidade e do curso de Biomedicina em ações comunitárias é de extrema importância para o avanço da educação em saúde e para a efetiva prevenção de doenças, como as parasitoses, contribuindo para uma sociedade mais saudável, consciente e participativa”, conforme aponta a Profa. Ma. Catarina Novaes Sousa Bertani, Coord. do curso de Biomedicina.

Na proposta, que terá continuidade no segundo semestre, os alunos de Pedagogia receberão formação específica com os alunos da Biomedicina sobre cuidados com a higiene infantil e, a partir disso, desenvolverão atividades pedagógicas contextualizadas com foco na alfabetização e na prevenção de doenças.

“Trabalhar o tema da saúde e da higiene pessoal a partir de práticas de leitura e escrita fortalece o vínculo entre o conhecimento escolar e a vida cotidiana das crianças”, afirma a Profa. Ma. Evelyn Camponucci Cassillo Rosa, Coord. do curso de Pedagogia e orientadora do subprojeto PIBID.

A devolutiva dos exames positivos foi feita de forma individual às famílias, com orientações e encaminhamento à Unidade Básica de Saúde (UBS). Já as atividades lúdicas e pedagógicas serão aplicadas nas salas de aula da escola parceira, com acompanhamento da equipe docentes, a professora supervisora da própria escola e a professora orientadora do Programa PIBID.

O projeto reforça o compromisso da UNICID com a formação cidadã, a atuação interdisciplinar e a responsabilidade social, promovendo o diálogo entre universidade, escola e comunidade para transformar realidades com base no conhecimento e na empatia.

Galeria de fotos