XI Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo valoriza produção de alunos da FSG

Durante a Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia e Inovação da FSG, realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro, foi realizada a apresentação dos trabalhos do XI Prêmio […]

11/11/2021

Durante a Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia e Inovação da FSG, realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro, foi realizada a apresentação dos trabalhos do XI Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG, premiação já consolidada no meio arquitetônico de Caxias do Sul.

No dia 1º, antes da divulgação dos resultados, ocorreu a palestra Urbanismo Táctico: Investigación e Intervención Colectiva en el Espacio Urbano, com o Prof. Daniel Orellana, da Universidade de Cuenca, no Equador.

“A estratégia chamada de Urbanismo Tático vem ganhando destaque nos últimos anos, mostrando-se eficiente para propor, a baixo custo e em uma microescala, intervenções urbanas pontuais na intenção de promover o direito à cidade. Essa maneira de pensar espaços públicos busca atuar junto à sociedade civil (em colaboração com o Estado e empresas privadas) na proposição de alternativas ao processo tradicional de projetos urbanos, a partir de respostas rápidas a problemas relacionados ao espaço público”, destaca a Profa. Daniela Chiarello Fastofski, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSG.

Após a palestra, houve a divulgação dos grandes vencedores da edição:

– 1º lugar: Allison Rodrigues
Projeto: EDIFÍCIO MISTO | Corporativo e Comercial
Disciplina: Projeto Arquitetônico V, Professora Esp. Juliana Guarnieri
Prêmio: bolsa de 50% na pós-graduação da FSG + uma cadeira Caderode

– 2º Lugar: Karina Camillo, Camila Isoton e Angélica Salvador
Projeto: MASTERPLAN SÃO PELEGRINO
Disciplina: Urbanismo III, Professora Ma. Daniela Fastofski
Prêmio: bolsa de idiomas no Instituto Minsky

– 3º Lugar: Karine Fongaro
Projeto: COMPLEXO GASTRONÔMICO E CULTURAL ESTAÇÃO FÉRREA
Disciplina: Projeto Arquitetônico IV, Professora Ma. Giovana Santini e Professora Ma. Paula Nader Rodrigues
Prêmio: Luminária Grás da Luxion Iluminação

Os projetos vencedores serão publicados na Revista Sala de Arquitetos. O projeto mais curtido na página do Prêmio no Instagram, também do aluno Allison Rodrigues, recebeu voucher de R$350,00 para cursos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB.

O XI Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG teve como patrocinadores a Associação Sala de Arquitetos, Luxion Iluminação, Caderode, Instituto de Arquitetos do Brasil, LAB Urbano e Minsk Idiomas.

A banca avaliadora foi composta por cinco profissionais arquitetos: prof. Rafael Ártico (CAU), Daniela Bortolotto (IAB), Gabriela Meletti (Sala de Arq.), Tiago Sozo Marcon (SEPLAN) e Rodrigo Guidini (LAB Urbano).

Confira abaixo as imagens dos projetos vencedores – a sequência segue a ordem da premiação: do primeiro para a terceira colocada.