Docentes de Psicologia promovem pesquisa sobre saúde mental de profissionais de Caxias do Sul

Uma pesquisa desenvolvida por docentes do curso de Psicologia da FSG pretende avaliar a saúde mental dos profissionais da área de saúde em Caxias do Sul. A proposta é compreender […]

20/08/2020

Uma pesquisa desenvolvida por docentes do curso de Psicologia da FSG pretende avaliar a saúde mental dos profissionais da área de saúde em Caxias do Sul.

A proposta é compreender como a atuação desses trabalhadores no período da pandemia da Covid-19 pode aumentar os níveis de estresse e sintomas relacionados à depressão e ansiedade, com reflexos na qualidade de vida.

O projeto é liderado pela Profa. Me. Ana Claudia B. Zampieri, coordenadora do curso de Psicologia, e pela Profa. Dra. Cássia Ferrazza Alves, também docente da graduação.

O questionário foi aprovado pelo Comitê de Ética da FSG e já está sendo encaminhado aos profissionais pelo Sindicato dos Servidores Municipais e pelo Sindisaúde de Caxias do Sul.

Segunda etapa

Com a intenção de coletar informações de 500 voluntários, a pesquisa terá uma segunda etapa, com entrevistas individuais. O resultado final será apresentado em dezembro.

Não há intenção de fechar diagnóstico, mas buscar indicativos sobre os sintomas apresentados pelos profissionais no período da pandemia. As pesquisadoras garantem sigilo aos participantes.

A pesquisa ainda visa compreender se há diferenças entre os níveis de estresse entre trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada – e se a sensação de cuidado nas duas esferas é diferente.

Mais sobre o curso

A conexão com necessidades da sociedade é uma das principais características da graduação em Psicologia da FSG.

Ficou interessado? Conheça mais sobre o curso.