Núcleo Audiovisual FSG oferece variada programação artística à comunidade a partir do mês de outubro

Atividades gratuitas como exibições de filmes, oficinas e debates ocorrem junto ao Ponto de Cultura NAV O Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG oferece a partir de 4 […]

29/09/2022

Atividades gratuitas como exibições de filmes, oficinas e debates ocorrem junto ao Ponto de Cultura NAV

O Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG oferece a partir de 4 de outubro diversas atividades culturais abertas à comunidade. Estão programadas, ao longo do mês, exibições de filmes, oficinas e debates, tudo com entrada franca. Confira a programação completa abaixo.

O Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG trabalha com a promoção da arte e da cultura em Caxias do Sul desde 2011, e em agosto ganhou nova sede junto ao campus da FSG, instituição do grupo Educacional Cruzeiro do Sul. O Ponto de Cultura mantém sua autonomia, mas agora conta com apoio formal da FSG para realizar suas agendas e ações na área da veiculação, realização e formação audiovisual, elaboração e produção de projetos culturais, além de se tornar um espaço aberto de convívio para comunidade.

“O objetivo do espaço e da programação é trazer a comunidade para dentro da FSG para atividades artísticas e culturais, para socializar, conviver e trocar ideias”, diz o coordenador do curso de Produção Audiovisual da FSG, Felipe Gue Martini.

“Buscamos dar continuidade ao processo de formação e fomento à cultura e fortalecer a produção audiovisual do município e região”, complementa o coordenador do Ponto de Cultura, Daniel Vargas.

O NAV fez história no complexo Moinho da Estação, onde promoveu importantes iniciativas culturais para a região, como Cena Audiovisual, Cidade Transmídia, Fotomaratona e Ateliê NAV/FSG, e foi palco de espetáculos musicais e teatrais como as exibições do grupo Quarta Parede, entre muitos outros.

Saiba mais sobre as atividades periódicas e participe:

Cine ConVersa

Projeto que propõe a exibição de curtas-metragens seguida de conversa com o realizador ou membro da equipe de produção sobre o processo. Periodicidade quinzenal.

Cine Clube Bergamota

Projeto de exibição de longa metragens com temáticas direcionadas. Curadoria semestral e periodicidade quinzenal. Ação criada por Rafael Vebber (Peripécias Culturais) e Gabriela Peruffo (Encruzilhada – Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Tecnologias e Processos Formativos).

Oficinas Abertas

Oferta de oficinas de curta duração sobre temas de interesse da comunidade acadêmica ou externa, para complementar conhecimentos específicos nas áreas da Comunicação e das Artes, por profissionais reconhecidos na sua área de atuação. Periodicidade quinzenal.

Serviço

O quê: programação cultural do Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG

Onde: rua interna do Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG, acesso pela Rua Os 18 do Forte, 2366

Quanto: entrada gratuita

Programação:

– Dias 4 (das 19h às 22h), 5 e 6 (das 19h30min às 21h): Oficina de Produção Cultural com Fábio Schmidt

– Dia 6 (das 18h às 19h30min): Cine ConVersa, com exibição do curta Demba África, de Marcelo da Rosa Costa

– Dia 10 de outubro (das 18h15min às 19h30min): Clube de Leitura FSG, com audição e debate sobre o disco Construção, de Chico Buarque

– Dia 11 (das 19h às 22h): CineClube Bergamota, com exibição do filme Conflito das Águas, de Icíar Bollaín

– Dia 13 (das 18h às 19h30min): Cine ConVersa, com exibição do curta Escondidos, de Gustavo de Resende Fabião

– Dia 19 (das 18h às 21h): Oficina Aberta NAV, com exibição de Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre, com Boca Migotto

– Dia 20 (das 18h às 19h30min): Cine ConVersa, com exibição do curta Tik Tok Truffaut, de Felipe Gue Martini e Marco Souto

– Dia 25 (das 19h às 22h): CineClube Bergamota, com exibição do filme Martín (Hache), de Adolfo Aristarain

– Dia 27 (das 18h às 19h30min): Cine ConVersa, com exibição do curta Las Margaritas, semeando, de Lidiane Soares

– Dia 28 (das 18h30min às 21h30min): Dia da Animação, com mostra de produções infantis, nacionais e internacionais

Saiba mais: www.instagram.com/pontodeculturanav