Medicina Veterinária: em quais áreas posso atuar?

Os profissionais formados em Medicina Veterinária não cuidam somente de cães e gatos. Mas isso você, com certeza, já sabia. Né? Os amantes dos bichinhos podem realizar uma série de atividades, em […]

09/11/2020

Os profissionais formados em Medicina Veterinária não cuidam somente de cães e gatos. Mas isso você, com certeza, já sabia. Né? Os amantes dos bichinhos podem realizar uma série de atividades, em diferentes campos.

Conheça agora 5 áreas de atuação dos veterinários!

Clínica

Os veterinários que trabalham na área clínica são bem requisitados pelas pessoas que estão passando por problemas com seu bichinho de estimação. Esses profissionais são os responsáveis por realizar diagnósticos, aplicar vacinas e também por orientar o uso de alguma medicação.

Na área clínica, o médico veterinário pode escolher até dois caminhos de atuação:

  • Veterinário de pequenos animais: atende pets, como cães e gatos, e animais silvestres e exóticos, como aves, répteis e roedores – mas nesse caso, é necessário especialização;
  • Veterinário de animais de grande porte: pode atender equinos e ruminantes, cuidando do tratamento, da vacinação, alimentação e reprodução desses animais.

Fiscalização

Por lei, a maior parte das empresas atuantes no ramo de produtos de origem animal devem possuir um veterinário em seu quadro de funcionários. Esses profissionais são responsáveis pela fiscalização, garantindo não só a qualidade do produto final, mas também o cuidado com os animais envolvidos no processo de produção.

Os veterinários que optam por trabalhar na área de fiscalização também podem prestar concurso público para atuar com perícia criminal veterinária, fiscalizando indústrias, por exemplo.

Saúde pública

Na saúde pública, o veterinário é o responsável por cuidar das doenças que os animais podem transmitir aos seres humanos. Esses profissionais atuam no controle e erradicação da dengue, febre amarela, raiva, malária e muito mais!

Laboratorial e pesquisa

O médico veterinário focado nas áreas laboratorial e de pesquisa é o mestre dos exames. Além disso, ele também pode verificar amostras de produtos de origem animal, para identificar anomalias e alterações, e realizar pesquisas relacionadas à cura de determinadas doenças, ao melhoramento genético, à clonagem e reprodução.

Essa área está entre as mais abrangentes da Medicina Veterinária, pois influencia e auxilia no desenvolvimento de todas as outras.

Em sala de aula

Dentro da área de educação, os veterinários podem atuar como professores da graduação, da especialização, do mestrado e doutorado, sem contar nos cursos de extensão.

Além disso, esse profissional também pode realizar pesquisas dentro do meio acadêmico, utilizando diversas ferramentas e tecnologias. Legal, não?

Ficou interessado em alguma dessas áreas?

Inscreva-se para o vestibular do curso de Medicina Veterinária clicando aqui.

Na FSG, o curso de Medicina Veterinária oferece:

– Centro Clínico Veterinário, composto pelos laboratórios específicos;

– Contato com a rotina dos serviços médicos veterinários;

– Mais de 200 salas de aula, 80 laboratórios e 100 consultórios, ginásio, piscina, academia e bibliotecas.

Se ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre o curso, clique aqui e receba nosso e-book exclusivo, cheio de informações.

Faça parte do #squad de Medicina Veterinária da FSG!