Conheça o Laboratório de Inovações Pedagógicas da FSG

Brinquedoteca é destinada à ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem

28/09/2021

Brinquedotecas são ambientes ideais para crianças de todas as idades, pois proporcionam convivência por meio de brincadeiras, interação e participação em atividades pedagógicas.

E o curso de Pedagogia do FSG criou o Laboratório de Inovações Pedagógicas (LIP), uma brinquedoteca destinada à ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho é desenvolvido pelas professores Simone Martiningui Onzi (coordenadora) e Liziane Bertotti Crippa.

O espaço tem uma proposta integrativa desenvolvida em três eixos:

Oficinas de criação de atividades e jogos pedagógicos, em que estudantes de Pedagogia aprendem com seus professores de curso como desenvolver materiais lúdicos e inovadores.

Reforço pedagógico para alunos com dificuldade na aprendizagem dos conteúdos da escola regular. O reforço é ministrado por estudantes de Pedagogia no turno oposto ao das escolas com que se fechou parceria.

Central de empréstimo de material pedagógico para escolas públicas: aberta aos professores da rede pública, que podem retirar jogos e brinquedos uma vez por semana.

Os serviços do LIP são prestados gratuitamente. Já foram realizadas três oficinas práticas no local: a primeira, em 22 de julho teve como tema Alfabetização. A segunda, Construindo um terrário, foi realizada em 24 de agosto. A terceira tratou sobre Atividades lúdicas na educação infantil, no dia 10 de setembro.

Na Área do Aluno, os estudantes de Pedagogia podem obter informações sobre as inscrições, caso queiram participar das oficinas ou ministrar reforço escolar.