De 11 a 13 de novembro: IV Semana Acadêmica do Centro Integrado de Saúde

A IV Semana Acadêmica do Centro Integrado de Saúde FSG será realizada em formato on-line, de 11 a 13 de novembro. As inscrições gratuitas podem ser feitas até as 11h […]

27/10/2020

A IV Semana Acadêmica do Centro Integrado de Saúde FSG será realizada em formato on-line, de 11 a 13 de novembro.

As inscrições gratuitas podem ser feitas até as 11h do dia de cada atividade. Os links de todas as salas virtuais serão divulgados pelo e-mail informado na inscrição, que será disponibilizado entre os alunos.

Quem participar dos minicursos receberá certificação de duas horas, enquanto o certificado para a palestra do dia 12 é de três horas – é necessário confirmar presença nas salas virtuais.

Confira a programação:

– 11 a 13 de novembro
18h às 19h: Oficinas com assuntos atuais e de interesse para acadêmicos da área da saúde

– 11 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Fatores que influenciam na produção de uvas e sucos de uva
Ministrante
:
Caroline Dani – Biomédica que atua junto ao setor da uva e do vinho, auxiliando em projetos diversos e na elaboração de materiais para divulgação dos benefícios dos derivados da uva à saúde humana. É coordenadora da Comissão de Segurança e Saúde da OIV no Brasil. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: suco de uva, vinho, polifenóis, antioxidante, anti-inflamatório e epigenética.

– 11 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Residência Multidisciplinar: o que precisamos saber?
Ministrantes
:
Esp. Anelise Fiori da Silva – Psicóloga pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha. Psicóloga Hospitalar no Hospital Dom João Becker ISCMPA e Psicóloga Clínica. Mestranda em Ensino na Saúde na UFCSPA. Residência em Psicologia Hospitalar no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
Esp. Gabriela Novello Ribeiro – Bacharel em Psicologia pela Faculdade da Serra Gaúcha (2016/1). Fez especialização no cuidado ao paciente oncológico na modalidade de residência pelo Hospital Sírio-Libanês (2018). E também é especialista em intervenções em luto pelo CEFI (2020). Hoje atua como psicóloga clínica no consultório, no Instituto Devita e no Hospital Pompéia.

– 12 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Primeiros Socorros
Ministrante: Prof. Ma. Ângela Carissimi Susin
Enfermeira com experiência nos setores de internação adulto, pós operatório e Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Tem experiência na área de enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Unidade de Terapia Intensiva Adulto e na Prevenção e tratamento de lesões de pele. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem da FSG Centro Universitário.

– 12 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Ozonioterapia e sua aplicabilidade na área da saúde
Ministrante: Prof. Especialista Silene Bazi Ribeiro
Fisioterapeuta e consultora científica da empresa Tonederm na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto – setor de Engenharia. Docente das disciplinas de Fisioterapia Dermatofuncional e Eletrotermofototerapia do curso de Fisioterapia do Centro Universitário FSG. Docente das disciplinas de Estética Facial I e Massoterapia do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário FSG. Possui experiência nas diversas áreas de reabilitação física, preventiva e dermato funcional e eletrotermofototerapia.

– 12 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Atuação do Biomédico frente ao novo Coronavírus
Ministrante: Bela. Kamila Martins
Pós-graduanda em Saúde e Estética e Cosmetologia Avançada. Também é a atual responsável técnica do Laboratório Escola de Biomedicina (LEB) da FSG e supervisora de estágios do curso. Possui experiência laboratorial em análises clínicas e atualmente trabalha com testagens para diagnóstico de COVID-19.

– 12 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Odontologia Digital no Dia-a-Dia do Consultório Odontológico – Minha experiência estudando nos USA 
Ministrante: Dra. Cláudia Curra
Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui especialização e experiência nas áreas de Implantodontia e Biologia Oral. No período de 2019/2020 ingressou na Universidade de Louisville-KY-USA, no departamento de Radiologia, como Visiting Scholar, onde realizou pesquisas na sua área de estudo. 

– 12 de novembro (19h às 22h) | Aberta ao público externo
Palestra: O acolhimento à diversidade na saúde: inclusão e humanização
Palestrantes:
Natália de Moraes: Psicóloga graduada pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), onde atuou como bolsista de extensão no Núcleo de Profissões e Carreiras no ano de 2019. Realizou seu trabalho de conclusão de curso no Serviço Municipal de Infectologia de Caxias do Sul, pesquisando sobre o abandono de tratamento para HIV/Aids em Caxias do Sul. Atua como psicóloga clínica no consultório privado, é educadora social da ONG Construindo Igualdade de Caxias do Sul (Núcleo de Enfrentamento e Acolhimento a Vítimas de LGBTfobia, Mulheres Vítimas de Violência Sexual e Pessoas Vivendo com HIV) e é consultora de gestão de tempo e planejamento na Prática Desenvolvimento Pessoal.
Prof. Me. João Luís Almeida Weber: Psicólogo e Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG.
Mediação: Prof. Dra. Cássia Ferrazza Alves
Psicóloga (Universidade Franciscana), Mestre e Doutora em Psicologia pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG.
Acesse aqui a sala virtual.

– 13 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Procedimentos em Biomedicina Estética
Ministrante: Esp. Carla Pisoni
Possui pós-graduação na área de Saúde Estética. Tem experiência e atuação na área de Biomedicina Estética. Também é supervisora dos estágios na Clínica Escola de Biomedicina do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG.

– 13 de novembro (18h às 19h)
Minicurso: Atuação do fisioterapeuta e as intervenções nas diferentes deficiências
Ministrante: Esp. Daiane Bridi
Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Caxias do Sul e especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela FSG Centro Universitário. Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath pela Abradimene e atualmente é mestranda do PPG em Reabilitação Funcional da UFSM, com pesquisas voltadas a área de desenvolvimento motor infantil. Atua, principalmente, na área da fisioterapia neurofuncional e intervenção precoce.