V Congresso de Direitos Humanos ocorre nos dias 5, 6 e 7 de junho

Inscrições vão até 5 de junho, com submissão de trabalhos até 13 de maio

26/02/2024

A violência urbana é vista atualmente como um fenômeno social que inclui uma tipologia variada de violências. Estas são permeadas por fatores sociais, econômicos, ambientais, psicológicos, dentre outros, que evidenciam crises e conflitos nos diversos setores da sociedade.

Este cenário apresenta uma crescente complexidade nas dinâmicas urbanas, marcadas por desafios e oportunidades que demandam abordagens interdisciplinares para sua compreensão e enfrentamento.

Verifica-se, portanto, a relevância desta temática para diversos campos do conhecimento para a promoção de um congresso aberto com espaço de diálogo e reflexão.

Assim, a FSG realiza nos dias 5, 6 e 7 de junho o V Congresso de Direitos Humanos, que terá como tema “urbanidade, violências e degradações: para pensar nas cidades hoje”.

Inscrições e submissão

As inscrições vão até 5 de junho.

Antecipado: R$ 20,00 – válido até o dia 13 de maio
Após 13/05: R$30,00

Inscreva-se aqui

A submissão de trabalhos científicos, artigo e resumo expandido devem ser submetidos até o dia 13 de maio.

Submissão aqui

Acesse aqui o Regulamento do Congresso
Baixe aqui o modelo de resumo

Parte da programação oficial já está disponível. Confira:

20/05/2024
Palestra de Pré-abertura: Desvendando a Violência Cibernética no Brasil: Desafios e Soluções
Palestrante: Bárbara Diniz
Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas, atualmente doutoranda do Programa de Pós-graduação San Tiago Dantas (PUC-SP, Unesp e Unicamp).
Local: Link via Sympla

– 05/06/2024
Palestra de abertura: EM BREVE
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Renata Almeida da Costa
Local: Teatro FSG Centro Universitário

6 e 7/06/2024
Apresentações nos Grupos de Trabalhos (GTS):
GT1 – Governança e o Combate à Violência Urbana: Desafios e Perspectivas.
GT2 – Crise Climática e Direitos Humanos: Impactos no Contexto Urbano.
GT3 – Comunicação/Mídias e Conflitos Urbanos.
GT4 – Violências Urbanas e os impactos na Saúde.
GT5 – Conflitos Urbanos e Criminalidade: Diagnóstico e Prevenção*
GT6 – Conflitos Urbanos e Direitos Humanos: Desafios para a Proteção Global*
GT7 – O papel da educação no enfrentamento das violências urbanas
GT8 – Violências urbanas na sociedade informacional. – Tecnologia como ferramenta e contexto
GT9 – Violências urbanas nas perspectivas de estudos de gênero
GT10 – Planejamento Arquitetônico e combate às violências urbanas
GT11 – Cultura e intervenções artísticas como forma de combate à violência urbana

Local: Nove GTs serão presenciais e ocorrerão nas salas da FSG. Dois serão on-line*, com seus links disponibilizados posteriormente aos inscritos.